segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aspectos Políticos

Apenas regentes podem ter pontos de Influência, Credibilidade e Popularidade, cedidos pelas instituições a que estão vinculados. Seus valores não possuem limite máximo ou mínimo, como ocorre com os aspectos sociais, mas se qualquer um deles chegar a zero ou pior, seus superiores poderão retirá-lo da ocupação de regência a qualquer momento, até que sua pontuação retorne a um ou mais.

Ganhando e Perdendo Pontos: Credibilidade e Popularidade tendem a aumentar e diminuir constantemente como conseqüências de certas ações políticas, eventos relevantes ou modificações na Reputação ou habilidades associadas (Sabedoria e Carisma, respectivamente).
Quando num inverno as despesas de um regente o deixarem com a sua riqueza num valor negativo, a sua instituição irá cobrir o prejuízo, deixando o regente com zero baús de tesouro. Como penalização, um negativo igual ao que a sua riqueza estava será aplicado na sua Popularidade (entre os patronos) ou na sua Credibilidade (entre os regentes não-patronos).
Favores: Governantes, arquidruidas e patriarcas podem gastar um ponto temporário da característica de classe Favores e refazer um teste de Ação Política envolvendo o Aspecto Político Influência e/ou Credibilidade, desde que o resultado no dado não tenha sido ‘1’. O melhor dos dois rolamentos deverá ser utilizado no teste. Este ponto volta duas estações (seis meses) depois de utilizado.

Influência
Valor: Recursos + modificador de Inteligência.
Diz respeito ao grau de autoridade com que o regente é visto, o que permite fazer valer a sua vontade no jogo político do Grande Reino. Quanto maior a comunidade, maior costuma ser a Influência.

Credibilidade
Valor Inicial: Reputação + modificador de Sabedoria.
É o reconhecimento dos outros regentes em relação ao herói, e pode mudar com bastante freqüência. No jogo político, as peças se separam em grupos para proteger este aspecto.

Popularidade
Valor Inicial: Reputação + modificador de Carisma.
Quanto maior a Popularidade, maior as chances dos habitantes acatarem suas ordens, mesmo que tenham de entregar suas posses aos lanceiros para financiar uma batalha.

Um comentário: