segunda-feira, 6 de abril de 2009

Liderança Revisada

Seguidores e parceiros sofrem algumas adaptações para serem explorados adequadamente nesse suplemento. Suas informações devem ser colocadas nas Anotações do Jogador (na Ficha de Regência), especialmente para enriquecer a história do regente.

Pré-requisito: Seis níveis de personagem.

Benefícios: Com este talento, um parceiro e um punhado de seguidores irão jurar lealdade ao regente, obedecendo-o com total lealdade e admiração, independente de qualquer fator. Suas planilhas devem ser retiradas dos arquétipos encontrados no segundo volume da trilogia, adicionando os bônus de Povo, Posição Social e Terra Natal.

Seguidores: PdMs menores, sem planilhas diferenciadas, de uma mesma ocupação escolhida pelo jogador, desde que pertença à posição social Militar ou Subalterno ou a posição social Sacerdote (pág. xx). Inicialmente, o regente ganha 3 + (modificador de Carisma) novatos e a cada novo nível de personagem +3 novatos ou +1 novato e +1 experiente.

Quando o regente muda de idade, por exemplo, de adulto para meia-idade, seus seguidores aumentam um estágio de evolução: de novato para experiente, depois veterano, sem porém jamais poderem chegar a elite, uma vez que se tratam de personagens menores. Se um seguidor de qualquer estágio de evolução morre, este será substituído por um novato da mesma ocupação no início da estação seguinte.
Seguidores só podem seguir ordens para executar ações políticas como se fossem Subalternos.

Parceiro: Tanto para ajudar a organizar seus seguidores como para auxiliá-lo, este PdM pode pertencer a qualquer ocupação aprovada pelo Mestre, destacando-se até mesmo entre os Subordinados do regente. Seu estágio de evolução deve ser o mais alto possível, mas sem que o seu nível de personagem fique acima do seu senhor. O parceiro jamais trairá a confiança de seu senhor, a não ser controlado por magia ou alguma forma severa de manipulação. Em caso de morte, o Parceiro será substituído por outro no início da estação seguinte, podendo até pertencer a uma outra ocupação se o mestre permitir, mas sempre com um estágio a menos que o anterior. O parceiro funciona como Subordinado e deve ser o primeiro da lista na ficha de regência do Jogador.
Exemplo: Teodric de Caer Cadan (Bardo1/Guerreiro5) tem 5 cavalarianos novatos (Guerreiro3) como seguidores e um cavaleiro experiente (Lobo Castanho, Guerreiro4 /Cavaleiro1) como parceiro.

Especial: Em alguns casos, o mestre pode permitir que um ou outro regente escolha outro regente como parceiro, especialmente patriarcas, bispos, arquidruidas e matriarcas que controlam os chefes locais de suas capitais, e assim têm às suas próprias forças militares. Estes parceiros, no entanto, jamais poderão comprar o talento Liderança para si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário